domingo, 25 de outubro de 2009

Análise da rodada 3

Para ser campeão o Atlético depende apenas dele mesmo: vencer os rivais Flamengo, Internacional e Palmeiras, além do Corinthians, na última rodada, no Mineirão, e somar pontos contra os times mais fracos. Como se vê, sua sequência é a mais difícil, o que equivale dizer: o Atlético só será campeão se jogar realmente futebol de campeão. Outros clubes podem até vacilar ainda, o Atlético não. O jogo contra o Fluminense não é decisivo, mas não ganhar do lanterna, mesmo fora de casa, será um indicativo de que não tem força para derrotar Flamengo, Inter e Palmeiras.

O Palmeiras tem a sequência mais fácil dos cinco primeiros colocados. Seu grande adversário, além do Atlético, é ele mesmo, porque está em queda e precisa recuperar a personalidade de time vencedor. O próximo jogo, contra o Goiás em casa, é um jogo sob medida para isso. O Goiás está em queda e já não é mais aspirante ao título, dificilmente conseguirá uma vaga na Libertadores. Depois do Goiás, o Palmeiras tem o clássico contra o Corinthians, talvez sua maior ameaça, mas o rival vai mal, e vencê-lo, depois de vencer o Goiás, funcionaria como um aviso de que o título de 2009 é seu. Na sequência virão Fluminense e Sport, rebaixados. O Grêmio, no Olímpico, pode ser o jogo do título; talvez enfrente o Atlético podendo até perder. Na última rodada, mais um adversário possivelmente rebaixado, o Botafogo.

A sequência do Inter é a segunda mais difícil, enfrenta o São Paulo e o Atlético nos campos dos adversários. Em compensação, pega o Barueri e o Santos, que vão mal, e três times virtualmente rebaixados: Sport, Santo André e Botafogo.

A sequência do São Paulo, se a gente considerar o time que venceu o Santos hoje, também é fácil. O jogo mais difícil é o da próxima rodada, contra o Inter. Outro jogo difícil é contra o Grêmio, fora; o tricolor gaúcho não está jogando nada, mas contra alguém terá de endurecer. Os outros jogos são: Barueri, Vitória, Botafogo, Goiás e Sport.

O Flamengo também tem jogos fáceis intercalados com outros que podem se tornar difíceis: Barueri, Santos, Náutico, Goiás, Corinthians e Grêmio. Jogar contra o Atlético no Mineirão de certa forma é bom, porque não tem obrigação de vencer.

A sequência de jogos mais fácil entre todas é a do Cruzeiro, só contra time rebaixado ou que vai mal: Sandro André, Fluminense, Sport, Grêmio, Atlético PR, Grêmio, Coritiba e Santos. É perfeitamente possível dizer que ele vai vencer todas as partidas e terminar o campeonato com 69 pontos. Duvido que o campeão deste ano some mais do que isso, o que significa que o Cruzeiro pode ser campeão. Uma vaga nas Libertadores, então, parece mais que certa. A não ser que perca jogos fáceis e desande novamente. Embora tenha um elenco muito bom e um padrão de jogo bem definido, o time tem um problema psicológico, sempre tem um jogador expulso, e se perde, quando o resultado fica adverso.

Alguns times que já não têm aspirações maiores nem correm risco de rebaixamento funcionarão como uma espécie de fiel da balança, porque enfrentarão dois ou mais pretendentes ao título: Goiás, Grêmio, Corinthians e Santos. Eles podem ser decisivos para a pretensão de um clube ou outro.

Ao fim da 31ª rodada, a situação é de otimismo para as torcidas de todos os clubes pretendentes ao título e à Libertadores, exceto Palmeiras e Goiás, justamente os dois que se cruzam na próxima rodada. Qual deles se sairá bem e dará um novo salto no campeonato? Ou se sairão mal os dois, empatando?

Considerando as circunstâncias de Palmeiras e Goiás e o enfrentamento entre São Paulo e Inter, é possível até que o Atlético recupere a liderança, vencendo o Fluminense.

A 31ª rodada representa, portanto, uma virada no campeonato. Todos os times, exceto Palmeiras e Goiás, jogaram para ser campeão.

A 32ª rodada mostrará se essa virada se mantém ou foi só aparente. Talvez o campeonato continue emocionante e aberto até o fim. Talvez alguns clubes comecem a ficar de fora da corrida para o título e restem apenas três ou quatro, em vez dos seis pretendentes atuais.