segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Bolsa Família e a fome no mundo

Brasil é apontado como exemplo no combate à fome
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a FAO e a Action Aid divulgaram estudos sobre a situação da fome no mundo. As duas organizações destacaram a qualidade das políticas implementadas pelo governo brasileiro no combate à fome e à pobreza. Em 2009, segundo a FAO, mais de 1 bilhão de pessoas vivem em situação de subnutrição. Situação piorou depois da crise econômica mundial. A produção mundial de alimentos deve aumentar em 70% nos próximos 40 anos para suprir a demanda crescente, adverte a FAO.
Redação - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16195&boletim_id=603&componente_id=10129

OBS: 1) O sucesso do governo Lula se deve às suas políticas para os ricos, mas sua popularidade vem das políticas para os pobres;

2) Essas estatísticas malthusianas que projetam necessidade de crescimento da produção de alimentos para estancar a fome são furadas, sugerem que o problema da fome é falta de alimentos, quando é a desigualdade na distribuição. Basta ver o que programas como Bolsa Família e Fome Zero são capazes de fazer – se dependesse dos capitalistas, eles nunca seriam implantados. Os neoliberais dizem que o mercado vai resolver os problemas sociais. Mentira. Dizem isso há duzentos anos, sabem que não vai acontecer, sabem que o mercado só aumenta a desigualdade. E é isso que eles querem. Ao capitalismo não interessa que o pobre coma, o que ele quer é que quem tem dinheiro compre cada vez mais, coma cada vez mais, porcarias desnecessárias. Obesidade já é uma epidemia nos países ricos e entre as classes ricas dos pobres.