quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O campeonato que ninguém quer ganhar

A característica deste campeonato brasileiro é que ninguém quer ser campeão. Dito de outro forma: a sete rodadas do fim, não existe um time com perfil de vencedor, com futebol de campeão. Como foi o São Paulo no ano passado, que se recuperou e seguiu firme na segunda metade da competição e se aproveitou da queda do Grêmio (de Roth). O Palmeiras continua sendo o principal candidato, porque, mesmo depois de uma série horrorosa, continua líder. Precisava ganhar quatro jogos para ser campeão, mas um deles, um dos fáceis, era contra o Santo André. Agora pesa contra o time o sentimento de estar em queda, de não conseguir vencer. A seu favor ele tem a incompetência dos que vêm atrás dele.
A gente poderia dizer que o São Paulo tem a chance novamente, mas também o São Paulo não demonstrou firmeza até agora. O Flamengo está num bom momento, mas já teve bons momentos antes e depois caiu. O Inter nunca caiu muito, mas também nunca demonstrou perfil de campeão. O Atlético foi melhor, manteve a liderança durante bom tempo, mas caiu e tornou a subir. A questão do Galo é que não se impôs ainda diante de times mais fortes, e são justamente estes que ele tem pela frente na reta final. Neste momento, o Atlético é o único que depende apenas de si para ser campeão, além do Palmeiras, porque tem um confronto direto com o atual líder. Para ser campeão, porém, precisa se comportar como tal daqui pra frente. Pode começar sábado, vencendo o Vitória, no Mineirão; mais que vencendo, jogando futebol de campeão, fazendo resultado incontestável – 3 a 0, por exemplo. Eu não acredito nisso. Gostaria de estar enganado.
Fora o Atlético, as possibilidades são: 1) o próprio Palmeiras se equilibra nesta semana que ficará sem jogar; 2) o São Paulo finalmente se impõe; 3) o Flamengo mantém a boa fase; 4) o Inter de Mário Sérgio finalmente joga o futebol que todos dizem que pode jogar; 5) o Goiás se recupera, volta a ser imbatível em casa, vence o Palmeiras na próxima rodada; 6) o Cruzeiro faz uma série fantástica de resultados (é o clube que tem a sequência mais fácil) e atropela todos os outros. Mas que o campeonato é imprevisível, é. Emocionante, não pela qualidade técnica dos times e dos jogos - Santo André 2 x Palmeiras 0, hoje, foi emocionante, mas não foi bom -, e sim porque tudo pode acontecer. Talvez no fim de semana apareça, enfim, o time com pinta de campeão. Isso, só isso, torna a rodada emocionante.