quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Apuração da eleição do presidente do PT MG ainda não acabou

A coisa no PT MG tá feia. A apuração da eleição do novo presidente foi suspensa no dia 7 e ainda não foi retomada. A justificativa, segundo o sítio do partido, é "análise de recursos". A última parcial, com 74,4% dos votos, dava Reginaldo Lopes com 52,22% e Gleber Naime com 47,78%.
http://www.ptmg.org.br/
Reginaldo já proclamou sua vitória e acusa Gleber de fraudar a eleição em vários municípios. A acusação é muito séria, mas o tom em que Reginaldo a faz levanta suspeitas, porque não transmite honestidade.
http://www.reginaldolopes.com.br/?pagina=integra&cd_noticia=1322&secao=PT
O ex-ministro Nilmário Miranda, que apoia Gleber, diz, no seu blog, que Reginaldo pôs o carro na frente dos bois ao anunciar sua vitória, mas admite a derrota, nas entrelinhas, ao dizer que o PED não é prévia da escolha do candidato a governador (Pimentel ou Patrus).
http://www.blogdonilmario.com.br/
Curiosamente, quem faz um apelo pela união do partido é Nilmário, não é Reginaldo. Nilmário enfatiza valores, enquanto Reginaldo ataca a "oposição" (acho estranho, porque oposição é gente de outro partido, não companheiros do mesmo partido). Olhando de fora, o PT mineiro parece rachado em dois: de um lado um candidato que representa a origem petista e a ética socialista - o ministro Patrus; do outro um candidato que traça sua trajetória política pessoal, fazendo alianças e filiações em massa, para atingir seu objetivo - Pimentel. O primeiro promete uma bela campanha em 2010; o segundo, a vitória eleitoral.
Se repetir 2008 e não superar essas divergências, o PT vai pôr a perder o que pode ser uma bela campanha em Minas em 2010.