quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Futebol de rua

Um amigo me manda um post que fala das regras do futebol de rua.
http://festerblog.com/humor/as-regras-do-futebol-de-rua/
Ele diz: "é isso mesmo". Eu respondo: O que me doi mais nessa história é que passei de jogador a torcedor.
Esta é uma das coisas que me incomodam no futebol, na vida adulta, na sociedade. Por que deixamos de jogar bola e nos tornamos torcedores (consumidores de futebol: na imprensa, nos estágios, na tevê)? Jogar é mil vezes melhor e mais saudável.
A outra coisa que me faz pensar é que na pelada não tem juiz. A meninada se entende sem árbitro – discute, briga, para de jogar, mas se entende; mesmo que o jogo acabe naquele dia, no dia seguinte os amigos jogam outra vez, como se nada tivesse acontecido. E isso faz parte da brincadeira. É uma lição de relação social que os adultos deviam aprender.