domingo, 20 de setembro de 2009

Roth acha que torcida atrapalha

Quando chamo Celso Roth de medíocre e perdedor pode parecer má vontade ou perseguição, mas não é. Veja a declaração que ele deu a respeito do fato de o Atlético jogar seus dois próximos jogos em casa, segundo o Uol Esporte: "Esses jogos em casa são muito perigosos, porque o Atlético vem de uma sequência de bons resultados. Aí vai jogar no Mineirão e a torcida, como é normal e a gente espera que faça de novo, vai lá para nos incentivar. Só que nós temos um adversário e uma qualidade de campo fantástica, e os times se sentem à vontade e praticam o futebol." Ou seja: 1) Ele tem medo de jogar em casa; 2) Ele acha que a torcida do Galo, que todo treinador gostaria de ter a seu favor, prejudica; 3) Ele acha que campo bom prejudica; 4) Ele acha que adversário querer jogar futebol prejudica; 5) Ele acha ruim ter um adversário, talvez preferisse vencer por WO; 6) Ele considera duas vitórias por 2 a 1 – sobre um time na zona de rebaixamento e outro que é o 14º colocado – e quatro empates, sendo um em casa com o vice-lanterna do campeonato, outro com o 16º colocado e mais dois que eliminaram o clube da Copa Sul-Americana, "uma sequência de bons resultados"; 6) Ele já está justificando antecipadamente os maus resultados que o Atlético vai ter contra o Santos (12º colocado) e contra o Barueri (11º).

Brasileirão - 25ª rodada V

Quanto aos quatro que serão rebaixados pode-se dar como certo o Fluminense (18). O Sport (20) também dificilmente se livra. As outras duas vagas, que hoje estão com Botafogo (25) e Santo André (25), podem ainda ser ocupadas pelo Náutico (26) e Coritiba (27). Embora bem acima (36 pontos, 11º lugar), o pequeno Barueri pode ficar com uma vaga, se continuar sua queda livre.

Brasileirão - 25ª rodada IV

Antes deste Goiás e Corinthians, havia três clubes disputando o título: Palmeiras, Internacional e São Paulo. São Paulo e Muricy (agora treinador do Palmeiras) conquistaram os três últimos campeonatos, o que os coloca à frente do Inter, que tem bom elenco, mas treinador medíocre. Goiás, Atlético e Avaí estiveram na liderança ou se aproximaram dela, mas depois caíram (a respeito do Atlético, que ficou na liderança durante muitas rodadas, contava-se a piada do cachorro em cima da árvore: ninguém sabe como chegou lá, mas todos sabem que vai cair - e não deu outra). A questão parece ser qual dos três primeiros despontará como favorito, na reta final, como no ano passado despontou o São Paulo. Quarta-feira o Palmeiras terá uma nova chance. Uma segunda questão é: algum dos times que estão abaixo deles, aproveitando a instabilidade dos três, conseguirá arrancar, ganhar confiança e ultrapassá-los? Nesse caso, eu vejo três clubes com diferentes potenciais e dificuldades: Goiás, Grêmio e Cruzeiro. Para conquistar a quarta vaga não se pode descartar também Avaí, Flamengo, Vitória e Santos.

Brasileirão - 25ª rodada III

A marca deste campeonato é justamente a falta de um clube mais regular do que os outros, um clube com cara de campeão. Pode continuar assim até o final ou pode esse clube aparecer na reta final. Seria o Goiás? Se mantiver o futebol que apresentou hoje, sim, ele ocupa esse espaço vazio, mas se perder ou empatar seus próximos jogos, voltará à vala comum, e nesse caso em piores condições do que os três que estão à sua frente. O que o Goiás reafirmou hoje é que tem mais competência do que o Atlético para garantir a quarta vaga para a Libertadores. Enquanto Celso Roth se contentou em empatar com o Náutico, clube que ronda a zona de rebaixamento, Hélio dos Anjos quis derrotar adversário muito mais difícil, ambos jogando fora de casa. Com isso, o Atlético perdeu a quarta vaga e o Goiás a conquistou.

Brasileirão - 25ª rodada II

Se o Palmeiras perder, além de manter a disputa em água morna, dará moral ao Cruzeiro, que ensaia se recuperar; se isso acontece, até o Cruzeiro entra na disputa pelo título. Em 13º lugar, o Cruzeiro terá 35 pontos, apenas nove menos que o líder (44); entre eles estarão Santos (36), Barueri (36), Vitória (36), Corinthinas (37), Flamengo (37), Avaí (37), Grêmio (39), além de Atlético (41), Goiás (42), Inter (43) e São Paulo (44). Com exceção do Barueri, que está em queda, e do Corinthinas, que já tem vaga na Libertadores, todos se credenciam a uma das quatro vagas.

Brasileirão - 25ª rodada

O futebol que jogou hoje na goleada contra o Corinthians, no Pacaembu, por 4 a 1, credencia o Goiás ao título de campeão brasileiro de 2009. Ao mesmo tempo, o São Paulo empatou em 1 a 1 com o Santo André, que está na zona de rebaixamento, e o Internacional perdeu para o Vitória, por 2 a 0. Ficou tudo embolado; o Atlético, que ontem empatou com o Náutico em 0 a 0, saiu do G4, o grupo de clubes que vão disputar a Libertadores do ano que vem. A rodada não terminou, há ainda um jogo, Palmeiras e Cruzeiro, no Mineirão. O líder pode mostrar que quer o título, vencer e abrir três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Ou não, e simplemente manter a liderança, graças aos maus resultados dos concorrentes.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Rumo à próxima Sul-Americana


No ano passado, fizemos enorme esforço para ficar com uma vaga na Sul-Americana, mas este ano o torneio não teve importância nenhuma, jogamos com time reserva... Agora vamos concentrar esforços no Campeonato Brasileiro, para garantir uma vaga para a Libertadores da América do ano que vem. Tarefa muito difícil e em se tratando do incompetente Atlético eu diria impossível. Três vagas praticamente já têm donos: Palmeiras, Internacional e São Paulo, os melhores times do campeonato. Resta uma, que o Atlético disputará com o próprio Goiás, que já demonstrou ter mais competência; com o Grêmio, infinitamente superior em organização, treinador e garra; com o Santos, de Luxemburgo, acostumado a atingir objetivos; com o Avaí, do admirável Silas; com o Barueri, este sim em decadência; com o Vitória, do eficiente Mancini, com o instável Flamengo e até com o arquirrival, que começou a se recuperar - quase todos clubes com treinadores que gostam de ganhar, ao contrário do perdedor Celso Roth, especialista em fracassos e desculpas. Previsão fácil: não vamos conquistar uma vaga na Libertadores e teremos de nos contentar com a Sul-Americana – esta que acabamos de menosprezar. A velha incompetência atleticana continua.

Fora da Sul-Americana


Contra o Goiás, hoje, o velho Atlético de sempre. Fazemos o gol que nos dá a classificação, logo em seguida cometemos um pênalti ridículo. Vamos para a disputa de pênaltis e o adversário perde uma cobrança; a cobrança seguinte é do nosso pior jogador e ele também desperdiça. Nosso alto goleiro não passa nem perto da bola em nenhum chute, o pequeno goleiro adversário pega dois. E estamos fora da Sul-Americana. Mais uma exibição do velho Atlético incompetente de sempre.

Jornalismo agora é uma atitude

Com a internet, todo mundo tem seu jornal pessoal, o jornalismo se transformou. Não importa a visão antiga de jornalismo, ela não serve para enxergarmos a realidade. Se as pessoas leem blogs, sítios, portais etc., se veem youtube, google videos etc., se se comunicam por e-mail, orkut, msn, celular etc., a comunicação mudou. Não adianta a imprensa impressa espernear, não adianta a televisão reagir, as pessoas não estão prestando atenção nelas. Cada um vai ler o que lhe interessa, cada um vai se ocupar com o que lhe agrada. Jornal virou peça de museu, revista virou objeto de sala de espera. Se o jornalismo está na internet, ele agora é feito de outra forma, com as características da internet. Todo mundo pode ter seu jornal, a leitura é dispersa, a informação é interativa.