quinta-feira, 22 de abril de 2010

Notícia do dia: a grande mobilização evangélica na "maior nação católica"

A notícia começa como curiosidade. A Secretaria de Transportes do Rio multou 889 ônibus e 60 carros num evento religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, ontem (21/4/10), na Enseada de Botafogo. A previsão era de que comparecessem 100 mil pessoas e a secretaria reservou espaço para 1.500 veículos estacionarem, mas apareceram 4.000 veículos e cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa da PM, provocando caos no trânsito.
Se chama atenção o número recorde de multas, mais ainda impressiona a força da igreja do Edir Macedo: a classe C emergente é evangélica. Imagino a cena: feriado, a classe média da zona sul descansando, começam a chegar ônibus e mais ônibus, carros e mais carros, invadindo as ruas do bairro, subindo nos passeios, parando em porta de garagem, fechando cruzamentos, engarrafando o trânsito, buzinando; milhares de cariocas da classe C emergente, vindos dos subúrbios e dos morros, descem dos veículos e ocupam as ruas.
O portal da Record, rede de comunicação da Iurd, informa que o evento se chama Dia D (Dia da Decisão - "dia de tomar decisões e transformar a vida") e é realizado anualmente há 23 anos. Diz que no Rio havia 2 milhões de fiéis, mais do que no réveillon, a maior concentração popular da cidade, e em São Paulo, 2,3 milhões, no Autódromo de Interlagos, com a presença do prefeito Kassab. Ao todo, nas principais cidades do país, teriam se reunido 8 milhões de pessoas (na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os números são mais modestos: 200 mil, em Santa Luzia). As imagens da Record, que deu destaque ao assunto no seu telejornal, mostram mares de gente. O ponto alto da "concentração de fé" foi a "mensagem" do bispo Edir Macedo (o papa da Iurd), cuja imagem foi transmitida diretamente de Londres (a Roma?), às três horas da tarde.
Não deixa ser engraçado ver jornalistas abrigados na rede que rivaliza com a Globo (e procura fazer jornalismo mais isento e melhor) divulgando o "Dia D". Os números que transmitem, por exemplo, vêm de quem? Certamente da Iurd, mas eles não informam a fonte.
Seja como for, essa expansão dos evangélicos (eles se arrumam mais e falar melhor do que os católicos pobres) é um fenômeno sociológico dos mais importantes no país, pouco estudado e pouco divulgado com isenção, mesmo porque uma rede de televisão é contra a Iurd e outra pertence a ela. Além de promover o Dia D e ser dona da Rede Record, que cresce como cresceu a Globo, nos anos 60 e 70, a Iurd tem o jornal de maior circulação do país (2,3 milhões de exemplares), o semanário Folha Universal, rodado na gráfica do Hoje em Dia, em Belo Horizonte. Mas nem é preciso citar números; afinal, qual de nós, católico (mesmo que seja de nascença) ou sem religião, não tem hoje um evangélico do seu lado, em casa ou no trabalho?

A notícia:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,multados-mais-de-900-veiculos-em-evento-religioso-no-rj,541558,0.htm
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/dia-d-reune-8-mil-fieis-em-todo-o-brasil-20100421.html