quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ainda a entrevista à Al Jazeera: o efeito Lula em escala mundial

"Uma vez, eu me lembro como se fosse hoje, perguntaram para mim: 'Lula, por que você quer ser presidente da República?' Eu respondi: porque eu quero provar que é possível atender as reinvindicações que eu faço. Bem, eu tinha em mente que eu tinha de dar certo, porque se eu desse errado, não era alguém da elite política brasileira, da elite empresarial, da elite jurídica que fracassava, porque muitos fracassaram e não acontecia nada, mas eu era um operário, um dirigente sindical; se eu fracasso, nunca mais um operário ia chegar a presidente da República. E eu tinha muito em mente o Walesa, na Polônia; ele foi um fracasso como governante, e eu lembrava que ele, depois de presidente, foi candidato e teve menos de 1% dos votos. Então, eu levantava todo santo dia com certeza de que eu tinha que fazer mais, mais e cada vez mais. Graças a Deus as coisas deram certo."

Comentário: Lula expressa com sua curiosa consciência de classe, pragmática, o que aconteceu nestes últimos sete anos e meio; do outro lado, a "grande" (cada vez menor) imprensa, que é o partido da direita (ver citação no alto deste blog à esquerda), teve a mesma compreensão e procurou destruir a imagem de Lula, para que "nunca mais um operário ousasse governar" este país. Para sorte do povo brasileiro o "bem" prevaleceu e estamos tendo o melhor governo da nossa história, provavelmente estabelecendo um novo paradigma político. Além disso, Lula se torna uma referência internacional. Ao falar à Al Jazeera o que está transcrito acima, ele dá um exemplo de orgulho para milhares, possivelmente milhões, de pessoas comuns do planeta.