quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estamos entrando no jornalismo da Era da Rede, diz Franklin Martins

A vanguarda da comunicação do país está no governo Lula. Quem poderia imaginar isso? O ministro Franklin Martins diz neste (breve) discurso durante a solenidade de inauguração da TVT – TV dos Trabalhadores, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o que eu tenho escrito: estamos diante de um novo paradigma da comunicação.
O modelo antigo, no qual o proprietário é dono da informação, os profissionais (jornalistas) produzem a informação que o patrão quer e todo o resto da população é apenas consumidor, acabou com a internet. No novo paradigma que está sendo criado pela web a informação é produzida por todos.
As organizações sociais têm papel importante no desenvolvimento do novo modelo, porque fazer comunicação não é mais privilégio dos grandes grupos empresariais. Na internet, sindicatos e associações diversas também podem ter suas redes, tão ou mais poderosas do que as redes empresariais.
Não se trata, porém, de repetir o modelo antigo. Trata-se de sindicatos, associações e organizações sociais diversas bancarem o novo modelo no qual o leitor participa ativamente da produção das notícias. É o jornalismo de rede, o jornalismo colaborativo, o novo jornalismo.