segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oito dias antes da eleição presidentecial, Estadão assume que seu candidato é o Serra

Até que enfim! Por que não avisou no começo da campanha? É também uma declaração de guerra. O desprezo com que o Estadão se refere ao principal partido do país é esclarecedor, o tom desrespeitoso com que se refere ao presidente eleito, reeleito e aprovado por mais de 80% dos brasileiros é a senha para a insubordinação. Insubordinação que o fim do editorial deixa clara:
"Este é o 'cara'. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: 'Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?' Este é o mal a evitar.
O Estadão não apenas assume que está na oposição (como declarou no começo do ano a presidente da Associação Nacional de Jornais e executiva da Folha, Maria Judith Brito), como deixa claro que não se curva à vontade popular. Para evitar "o mal", vale tudo, como em 1964.
Será que Globo, Folha, Veja & cia. terão a mesma atitude do Estadão?

Editorial: O mal a evitar
25 de setembro de 2010 | 17h02
A acusação do presidente da República de que a Imprensa "se comporta como um partido político" é obviamente extensiva a este jornal. (...) Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República...
A íntegra.