sábado, 18 de setembro de 2010

Quem vai parar o Cruzeiro?

Botafogo e Cruzeiro fizeram talvez o melhor jogo do campeonato. Dois times que têm espírito de campeão, que jogam para vencer, que não se intimidam diante da adversidade. Mas o Cruzeiro foi melhor, embora tenha se acovardado depois de levar o segundo gol. O resultado foi melhor para o time mineiro, que está na frente na classificação e jogava no campo do adversário. Foi capaz de virar o placar e conseguiu evitar a derrota. A não ser que comece a tropeçar (nunca se sabe: contusões, expulsões, queda de rendimento de peças importantes – como é que o Cruzeiro arranja craques como esse Montillo, do qual eu nunca tinha ouvido falar?) ou tremer (o clube tem tradição de tremer quando está na frente), é um dos fortes candidatos ao título.
Botafogo precisa torcer para que outros times tirem pontos do Cruzeiro, já que não fez sua parte; uma lei do campeonato de pontos corridos é que os times têm de vencer seus adversários direitos. Corinthians e Fluminense ainda estão na frente; o time paulista ganhou bem hoje e assumiu a ponta. O Flu, que está caindo, tem mais uma chance amanhã de se recuperar.
Internacional é outro time que tem atitude de campeão, mas precisa confirmar, nas próximas partidas, que está em ascensão.
Atlético GO e Grêmio Prudente se afundaram mais hoje; a esperança para o Galo e o Goiás, os outros dois na zona de rebaixamento, são os maus resultados de Vitória, Grêmio, Flamengo e Avaí.
O Atlético tem obrigação de vencer o Vitória amanhã, jogando em casa. É, por isso mesmo, um jogo difícil: ganhar ainda não significa muito, pois o Atlético precisa mesmo é de vencer os jogos fora de casa contra adversários do topo da tabela, mas perder ou empatar pode significar muito.