sábado, 18 de setembro de 2010

Vídeo da campanha Pimentécio tenta salvar uma vaga no Senado

A criatividade do povo não tem limite. O vídeo "Senhor Pimentécio" que está no Youtube arranca boas gargalhadas. É interessante também como análise política. Sem querer, mostra como Aécio passou a perna no Pimentel.
Os dois tinham um projeto comum, dois anos atrás, quando se uniram para eleger Lacerda prefeito de BH. Ou será que o projeto era só do Pimentel?
O fato é que Aécio se deu bem. Embora não tenha conseguido a vaga para disputar a Presidência, será eleito senador, enquanto Serra levará uma surra. Aécio tem também possibilidade de fazer seu sucessor – e seu candidato não é Pimentel. E ganhou a prefeitura de presente, sem precisar disputá-la: Lacerda está no palanque de Aécio, Itamar e Anastasia, não está no palanque de Pimentel, Hélio e Patrus.
Pimentel se deu mal: não é o candidato do Aécio e sequer é candidato a governador; ficou com a candidatura ao Senado, mas pode perder a vaga para o Itamar, que faz campanha de mãos dadas com Aécio.
Para tentar se salvar, Pimentel teve de se agarrar à Dilma, mas pelo visto insiste na aliança com Aécio. Para isso, inverte os fatos e diz que foi Itamar quem enganou Aécio.
Com o episódio de ontem, revelado pela Carta Capital (a articulação de um novo partido de oposição moderada por Aécio), essa "terceira via" costurada por ex-prefeito e ex-governador volta a fazer sentido.
O que Pimentécio não vê, porém, é que, ao entregar a prefeitura de Belo Horizonte para a oposição, ficou sem armas e sem trincheira. O exército – a militância do PT – ele já tinha perdido ao fazer o acordo. Aécio "caminhou" com Pimentel, mas em momento nenhum entregou nem perdeu nada.
Se o novo partido viver, Pimentel só terá importância nele caso seja eleito senador. De qualquer forma, será um quadro menor, pois Aécio precisa de aliados em outros estados, não em Minas, onde sua força será maior (caso Anastasia vença) ou menor (caso Hélio e Patrus vençam), mas de qualquer forma grande.

Se a incorporação do vídeo for desativada, clique aqui para vê-lo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=rHn-50zipBw&feature=player_embedded.