sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O último pronunciamento do presidente Lula


O presidente Lula fala à nação pela última vez (23/12/10), faz um balanço das realizações do seu governo e abençoa a presidenta eleita Dilma: "Ela conhece como ninguém o que foi feito e como fazer mais e melhor". Um belo discurso do Getúlio Vargas que não suicidou: "Saio do governo para viver a vida das ruas. Serei mais povo do que nunca. Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Não me perguntem pelo meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem sim, pelo futuro do Brasil. E acreditem nele". Um discurso de modéstia e humildade: "Se governei bem, foi porque, antes de me sentir presidente, me senti sempre um brasileiro comum, que tinha de superar suas dores, vencer os preconceitos e não fracassar". Um discurso cheio de otimismo: "Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe para a minha história e veja que na vida nada é impossível." Sei não, mas sendo Lula o craque no uso de símbolos e Franklin Martins um artista da expressão, arrisco dizer que a bela música de fundo na altura dos três minutos é um arranjo inspirado no hino da Internacional Comunista.