quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Relatora da ONU: governos removem pobres para realizar Copa do Mundo e Olimpíadas

Raquel Rolnik acompanha os protocolos assinados entre o governo federal, os governos estaduais e prefeituras que envolvem a Copa do Mundo e denuncia que constituem uma "caixa preta". São os efeitos perversos da realização dos grandes eventos esportivos internacionais: bons para os negócios, péssimos para as populações.

A moradia do pobre ameaçada pela Copa e pelas Olimpíadas
Brasil de Fato – Trata-se de um mito o fato de que a realização de grandes eventos valorizam as cidades-sede e melhoram os indicadores socioeconômicos?
Raquel Rolnik – A pergunta central que deve ser feita é "benefício para quem?". Esses grandes eventos esportivos geram oportunidades de negócios. Isso implica uma movimentação do ponto de vista dos negócios, da dinamização econômica dessas cidades. Agora, toda a discussão é quem será beneficiado por isso. (...) Nós já estamos assistindo às propostas de remoção em Belo Horizonte (MG), em Fortaleza (CE), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP). Em várias cidades do Brasil isso já está acontecendo sem a adequada compensação com propostas de assentamento. Até o momento isso é um dos grandes problemas, dos grandes perigos na realização desses eventos aqui no Brasil, violações no campo do direito à moradia.
Você sabe a quantidade de famílias que já foram ou serão atingidas?
Eu estou tentando montar uma base de dados. Mas não há informação, é uma caixa preta. Como é possível que projetos que estão sendo apresentados para acontecerem por cima de comunidades sequer disponibilizam a informação de quantas famílias vão ser afetadas, e qual será o destino dessas famílias. Essa informação não existe, ela não está disponível. O que eu sei, inicialmente, é que, no Rio de Janeiro, sessenta comunidades seriam de alguma forma atingidas por obras ligadas à Copa do Mundo e às Olimpíadas.
A íntegra.