sábado, 17 de setembro de 2011

Greve dos professores: professora relata violência da polícia na praça "da liberdade"

Como a valente PM mineira enfrentou um grupo de professoras desarmadas, que usavam o perigoso instrumento da voz para reivindicar a pior das ameaças aos poderosos: educação pública de qualidade para todos. Recebi o relato abaixo por e-mail.

"Para quem nunca inalou gás de pimenta, a sensação é a seguinte: um fogo na cara, um ódio no coração e muita tosse."
Pela primeira vez na vida me senti ameaçada pela polícia. Tomei spray de pimenta na cara, minha garganta está ardendo até agora.
Esclarecendo os fatos.
Estávamos na Praça da Liberdade na inauguração do relógio da copa gritando "é greve, é greve, é greve, é greve, é greve, até que o Anastasia pague o piso que nos deve". A praça estava cercada, pois um grupo majoritariamente feminino altamente perigoso, professores, estaria na praça manifestando sua indiganação. Tudo bem até aí. Ficamos do lado de fora da grande e gritando fortemente. Na hora que a inauguração começou ele mandou os ônibus estacionarem na nossa frente e nós começamos a gritar "polícia é para ladrão". Neste momento os policias jogaram gás de pimenta sobre a gente. Eu estava bem em frente a grade e tomei um jato bem na cara e posso garantir que até este momento a única coisa que estávamos fazendo era gritar.
Já tinham nos roubado o direito de ir e vir em uma praça chamada "da Liberdade" e também queriam nos calar.
Para quem nunca inalou gás de pimenta, a sensação é a seguinte: um fogo na cara, um ódio no coração e muita tosse. Na hora eu acho que esqueci tudo. A vontade é de avançar em cima dos policiais e passar por cima de qualquer um é inexplicável, não sei se tem alguma toxina no gás que provoca tanto ódio na gente. Comecei a andar junto com o pessoal e a gritar mais alto entre as tosses, aí milagrosamente eu me lembrei que estava acompanhada de uma colega, Bernadete, e me lembrei que ela tem asma e recuei para procurá-la. Felizmente ela conseguiu se proteger com sua blusa de frio.
Depois deste momento as coisas esquentaram um pouco, mas chega de falar. Provavelmente daqui a pouco o youtube estará cheio de vídeos para assistirmos, pois a mídia deve dizer apenas que somos vândalos.
A greve está chegando ao extremo, (Anastasia) nos trata como bandidos na Praça da LIBERDADE. Manda nos substituir por pessoas não qualificadas. Nos faz uma promessa de piso para 2012 que iguala o salário dos professores que só têm Ensino Médio, antigo magistério, ao dos professores com mestrado.
Aonde a educação em Minas pode chegar deste jeito?