sábado, 3 de setembro de 2011

A nova imprensa vai ganhando forma

A web está criando uma nova imprensa, The Huffington Post é exemplo disso, um "jornal" exclusiva na internet, que não existia antes e que hoje rivaliza com o The New York Times. Virou também um grande negócio, que movimenta bilhões, com empresas reais comprando empresas (ou parte de empresas) virtuais. A velha imprensa de direita rebola para acompanhar os acontecimentos, muito mais favoráveis à esquerda, aos movimentos sociais, aos pequenos, porque a web é intrinsecamente democratizante. Alguém imagina a Globo compartilhando democraticamente a produção e distribuição de informações com o leitor? Este é o novo modelo. A UNE, organização de jovens, tem um saite interessante. Ainda é pouco diante do que a web oferece, mas é alguma coisa.

Do Comunique-se.
Dona do Huffington Post procura editor brasileiro para lançar saite no País
Silvana Chaves
Jornalistas e bloqueiros, preparem-se. Arianna Huffington, CEO do The Huffington Post (HP), está no Brasil e anunciou que todo o conceito que conhecemos como jornalismo colaborativo no País irá mudar. Em outubro, o portal chegará à França, e no mês seguinte ao Brasil. Para isso, ela procura um editor brasileiro para o saite. Criadora do mais famoso portal de notícias e agregador de conteúdo de blogueiros e colunistas independentes dos Estados Unidos e também do Reino Unido, ela foi a atração do segundo dia do Info@Trends 2011, realizado pela revista Info, da Editora Abril, em São Paulo. Lançado em 2005, o HP foi recentemente adquirido pelo grupo AOL por US$ 315 milhões. Em maio, o saite teve cerca de 35 milhões de page views, ultrapassando o New York Times nos Estados Unidos.
A íntegra.