sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Celebridades globais contra Belo Monte

Bacana esse vídeo, bem feito, mas não nasci ontem e desconfio. Algumas coisas me incomodam, como o tom indignado de algumas atrizes. Me lembra a indignação da classe média moralista manipulada pela Globo e pela Veja. Como todos são artistas globais, mais motivo para desconfiar... Também me incomoda acusar a obra de ser cara e dizer que o dinheiro vai sair do "meu" bolso. Quem sabe quanto custa uma hidrelétrica pra dizer se é cara ou não? É preciso comparar com outras obras e com dinheiro para outras necessidades da população, como educação, por exemplo. Será que esses atores se preocupam com educação pública? Será que se preocupam com dinheiro gasto, por exemplo, para a copa da máfi(f)a, sobre a qual a Globo se cala porque tem interesses nela? E o strip-tease da Maitê Proença, significa o quê? Que ela usa qualquer argumento pra nos convencer? Mas ela já passou da idade de usar esse argumento... Me incomoda celebridades emprestarem seus rostos famosos, suas vozes e interpretações a um movimento, porque não são cidadãos comuns. Tampouco o fato de serem celebridades lhes confere qualidades morais para servirem de exemplo para a população. Esse engajamento já aconteceu muitas vezes e a mais emocionante foi na campanha eleitoral de 1989, quando uma multidão de artistas (globais inclusive) gravaram o clipe "Lulalá". Mas só cantavam, não faziam discursos. Se esse vídeo revela adesão de artistas a um movimento decente, torna-se uma esperança a mais para o planeta. Mesmo porque é de se esperar que eles se engajem em causas tão ou mais importantes quanto essa. E são muitas. Mas será? Fico me perguntando em quem eles votaram no ano passado. Será que votaram na Dilma? Ou será que foram eleitores do Serra? Talvez da Marina, que carreou os votos dos moralistas constrangidos. Enfim, se eu tinha dúvidas sobre Belo Monte, esse vídeo não me ajuda a ficar contra a obra, pelo contrário.
Contra Belo Monte! Pelo decrescimento!