terça-feira, 13 de março de 2012

A marcha da reeleição em BH

A coisa está no seguinte pé: domingo, 18/3, as bases do PT belo-horizontino decidem se querem candidato próprio ou apoiar Lacerda. Os filiados favoráveis à aliança com Lacerda são 4.300 filiados, os favoráveis à candidatura própria são 3.900. Será uma surpresa, portanto, se o apoio à reeleição de Lacerda não for aprovado. Não é novidade: o ministro Pimentel (inventor de Lacerda, numa combinação com o então governador Aécio, em 2008) controla o partido em Minas. O vice-prefeito Roberto Carvalho, no entanto, dizia que em Belo Horizonte, cujo diretório ele preside, é diferente. Parece que não é. Vamos saber com certeza em duas votações, no próximo domingo (18/3) e no seguinte (25/3). Os que defendem o apoio a Lacerda se dividem entre aceitar o PSDB na aliança (Pimentel) ou não (Patrus). Vão rachar antes ou depois da votação? Também vamos saber domingo. Se o PT se divide, o PSDB sabe bem o que quer: a liderança da chapa e o controle da prefeitura. As posições do PT e do PSDB parecem inconciliáveis, ainda mais se consideramos que em 2014 Aécio será candidato a presidente 2014 -- contra Dilma -- e Lacerda será candidato a governador -- contra Pimentel. Que acordo estarão tramando dessa vez Pimentel e Aécio? Lembrando que em 2010 Aécio passou a perna em Pimentel e apoiou Itamar, que roubou a vaga de senador do petista, a gente fica pensando como é que o ministro ainda confia no tucano. E o PT nacional, que quer reforçar sua base de alianças para 2014, também apóia a candidatura Lacerda, mesmo sabendo que isso significa se aliar com Aécio e o PSDB. Tudo é nebuloso nesse quadro, a não ser a decadência do PT mineiro.

Amália Goulart, do Hoje em Dia, 3/3/2012
Grupo pró-Lacerda tem primeira vitória no PT
Os petistas favoráveis à aliança pela reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), conseguiram derrotar o vice-prefeito, Roberto Carvalho (PT), adepto à candidatura própria do partido, no primeiro passo rumo à definição da sigla na sucessão municipal. Capitaneados pelo presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, o grupo apresentou à legenda 4.300 nomes de filiados, compondo cinco chapas, que defendem a coligação com o socialista. Carvalho, que também é presidente municipal do partido, protocolou 11 chapas com 3.900 inscritos. Todos em prol da candidatura própria. Os números foram contabilizados ainda neste sábado (3) e aumenta o racha interno na legenda. O prazo final para a apresentação de chapas foi a última sexta-feira. No PT, a decisão sobre união ou não com Lacerda será decidida no voto. Para que os filiados escolham, é preciso que apresentem chapas com nomes de possíveis delegados. Os militantes votarão nas chapas, no dia 18 de março, que serão representadas por delegados. Em uma terceira etapa, marcada para o dia 25 do mesmo mês, os cerca de 500 delegados eleitos definirão qual tese sairá vitoriosa. Poderão participar da escolha os 11 mil filiados do partido, se estiverem em dia com a contribuição financeira destinada à sigla.
A íntegra.
Marcelo Ernesto Alice Maciel, do Estado de Minas, 24/2/2012
Tucanos entregam ao PSB exigências para apoiar reeleição de Lacerda
O PSDB deu mais um passo na consolidação da aliança com o PSB para a reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB). Em encontro realizado no final da manhã desta sexta-feira, no apartamento de Lacerda, os tucanos entregaram uma lista com oito diretrizes para balizar a relação das legendas na coligação. Entre os pontos mais relevantes está a exigência de uma aliança "formal, clara e transparante" e participação das principais lideranças do partido no estado: o senador Aécio Neves e o governador Antônio Anastasia. Estiverem presentes ao encontro o presidente estadual do PSDB, Marcos Pestana; o presidente municipal, deputado João Leite; o presidente estadual do PSB, o ex-ministro Walfrido Mares Guia; o secretário-geral do PSB, Mário Assad, e o prefeito Márcio Lacerda. Em entrevista coletiva na sede estadual do partido, Pestana afirmou que o PSDB quer mais participação. Segundo ele, a legenda não está ocupando o lugar que merece por sua força e que não pretende mais ser coadjuvante. "O PSDB quer mais participação. Atualmente está desproporcional à força do partido que é o maior de Minas. O PSDB quer ser o ator central nesse processo", ressaltou. Ainda segundo ele, a participação nas eleições deste ano tem que ter "novo patamar", se referindo a uma participação mais ativa da legenda.
A íntegra.
Juliana Cipriani, do Estado de Minas, 21/2/2012
PT ainda não sabe se apoia reeleição de Marcio Lacerda
O PT de Belo Horizonte ainda nem resolveu a briga interna para ver se apoia ou não a reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB) e uma outra disputa avança no bastidor: quem vai ser o vice na chapa do socialista. Rompido com o atual companheiro, Roberto Carvalho – que inclusive trabalha por uma candidatura própria do partido –, Lacerda deverá ter um outro petista ao seu lado para concorrer a mais quatro anos de mandato. Pelo menos quatro nomes se movimentam com mais força pela vaga, que pode ser ainda mais atraente. Com a possibilidade de Lacerda concorrer ao governo do estado em 2014, o novo vice pode ser alçado a titular para os dois anos restantes à frente da prefeitura.
A íntegra.