quinta-feira, 31 de maio de 2012

A "revitalização popular" do Rio São Francisco

Sem participação popular, políticas governamentais não andam e obras de transposição beneficiam o agronegócio exportador.

Do Portal Minas Livre.
Revitalização popular: caminho para a recuperação do Velho Chico
Com o lema "Por uma revitalização popular", cerca de 80 pessoas vindos dos cinco estados da bacia do rio São Francisco (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) participaram do III Encontro Popular da Bacia do rio São Francisco. O Encontro aconteceu nos dias 25 a 27 de maio, na cidade de Januária, Norte de Minas Gerais, e contou com a participação de representantes de movimentos sociais e povos tradicionais, que compõe da Articulação Popular São Francisco Vivo.
O III Encontro Popular da Bacia do Rio São Francisco teve como objetivo fazer um diagnóstico das obras de revitalização do governo e apontar outras formas de revitalização. Durante o Encontro, foram realizadas discussões temáticas sobre territórios, energia, mineração e revitalização do rio, que são os eixos estratégicos da Articulação Popular São Francisco Vivo. O evento contou também com a presença de Roberto Malvezzi, assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT), especialista em temáticas socioambientais.
A íntegra.