domingo, 15 de julho de 2012

A Globo e o Cachoeira

Um exemplo de como a Globo manipula o noticiário. Não é de hoje: começou na ditadura militar, foi aprimorado na eleição do Collor e depois virou rotina. A pergunta que se faz sobre jornalistas assim: são de fato jornalistas?

Do Brasil 247.
Globo tentou ligar Lula e Agnelo a Cachoeira
No encontro com Andressa Mendonça, mulher de Carlinhos Cachoeira, o Programa Fantástico, da Rede Globo, insistiu na tentativa de associar petistas com o esquema do contraventor. Ela negou e os trechos não foram ao ar. Uma pequena parte da conversa com a jornalista Sônia Bridi foi ao ar na revista dominical da Globo, dia 1º de julho. O Brasil247 teve acesso com exclusividade à íntegra da entrevista, gravada de um iPhone. Eis alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=mMdQOmTKT3Y
http://www.youtube.com/watch?v=Ah0AZS1wWcA
http://www.youtube.com/watch?v=OGFNd0Ds1-I
http://youtu.be/7y962vJ3cx4
http://youtu.be/YtA86iRH9CU
http://youtu.be/2gwzSe6TExw
http://youtu.be/bSZxrvxmfU0
http://youtu.be/viiLGKAu4UQ
Num dos trechos, a mulher de Cachoeira é questionada sobre o suposto pagamento de uma aeronave para o que médium João de Deus, que realiza cirurgias espirituais em Abadiânia (município goiano bem no meio do caminho entre Goiânia e Brasília), visitasse Lula em São Paulo. À época o ex-presidente realizava seu tratamento contra o câncer na Laringe no hospital Sírio Libanês.
A íntegra.