quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A onda de ataques da direita à blogosfera

A internet é revolucionária porque possibilita uma liberdade de expressão que não existia antes, quando a comunicação era controlada por meia dúzia de grandes empresas. Na blogosfera as informações circulam e todos somos jornalistas amadores --  amantes da verdade. Verdade que o monopólio das velhas comunicações (televisões, rádios, jornais, revistas) não mostra e que aparece, por exemplo. num vídeo feito em celular, de madrugada, mostrando um senador da República e candidato a presidente distribuindo notas de cem reais. Ou na versão não oficial dos fatos, como a venda de uma rua por um prefeito, o despejo de moradores pobres pela PM. Os ataques à liberdade de expressão na internet vêm da direita, acostumada a gozar desse direito com exclusividade: nenhuma vez até hoje os governos Lula e Dilma processaram ou tentaram calar os velhos veículos, ao contrário, pagam-lhes fortunas para divulgar publicidade oficial, engordando seus lucros. Muito menos tentam calar blogs. Quem faz isso são governantes da direita, aliados da velha imprensa. Contra pequenos que não podem sequer pagar advogados para se defender, o processo é a arma mais frequente, mas a direita já chegou a matar um blogueiro, notícia de repercussão internacional que a velha imprensa brasileira ignorou. A imprensa dos ricos, quando noticia, diz que o blogueiro é petista -- assim como diz que Emir Sader, que falou mal da ex-ministra Ana de Hollanda, é um militante esquerdista. Como se petista ou esquerdista fosse um defeito e justificasse crimes e outras ações. Alguém já viu essa velha imprensa classificar alguém de "militante direitista"? Pra essa gente, ser direitista é normal e matar petista se enquadra naquela ideia de que "alguma ele fez".

Do blog do Centro de Estudos Barão de Itararé.  
Carta aberta: A tentativa de sufocar a blogosfera
O Centro de Estudos Barão de Itararé divulga carta aberta sobre a onda de ataques que a blogosfera brasileira vem sofrendo e a respeito do crescente processo de judicialização da censura no país. No documento, a entidade cita o caso dos blogueiros Ednaldo Figueira, assassinado no Rio Grande do Norte, e Tarso Cabral Violin, Esmael Morais, Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim, vítimas de constantes processos.
O texto ainda chama a atenção para as ofensivas do PSDB e do ministro Gilmar Mendes, que tentam, sem sucesso, incriminar os blogs pela questão da publicidade oficial.
A íntegra.