terça-feira, 18 de setembro de 2012

A reconquista da cidade

Nem todo Márcio candidato a prefeito quer entregar a cidade para a especulação imobiliária, seguindo o modelo internacional do neoliberalismo. Tem Márcio que quer devolvê-la aos moradores.

Da Agência Carta Maior.
Perseu Abramo lança livro "Reconquistar a Cidade", de Márcio Pochmann
Para aprofundar o atual debate sobre o direito à cidade, a Editora Fundação Perseu Abramo lança o livro "Reconquistar a Cidade – O conhecimento como estratégia das mudanças", do economista Márcio Pochmann. Este livro apresenta análises de como as cidades brasileiras podem enfrentar os problemas urbanos sem utilizar velhos modelos de cidade industrial, pautados no interesse pessoal. Para tal, o autor utiliza como recorte territorial a cidade de Campinas e a partir desta reconstitui o panorama da crise do capitalismo no mundo.
Estão presentes no livro reflexões sobre as novas dinâmicas que a economia brasileira, em ascensão, vem implementando ao longo dos últimos anos. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um dos maiores símbolos dessa transformação, escreve o prefácio da obra.
No atual cenário de crise global e ascensão brasileira, o Estado de São Paulo, como retratado no livro, enfrenta um esvaziamento econômico guiado pela desindustrialização e estagnação dos avanços sociais. Como soluções possíveis, o autor aponta o exercício da cidadania e a busca por conhecimento alinhados aos conceitos de modernização e descentralização administrativa, como pontos fundamentais para construção de uma cidade sustentável.
O livro está dividido em três capítulos. No primeiro deles, "Dilemas da Urbanidade", o autor argumenta que é necessário retomar o conceito de cidadania para se pensar uma cidade sustentável. Na prática, é possível dizer que isto significa defender a democracia dos direitos e discutir políticas públicas eficientes diante do avanço neoliberal. Além disso, de acordo com Pochmann, no Brasil ainda predomina "a cidade diferenciada", em que os principais equipamentos não se encontram próximos da população de menor rendimento e a vulnerabilidade ambiental estende-se territorialmente, especialmente nas médias e grandes cidades, caracterizadas pela presença das favelas e serviços públicos distribuídos irregularmente. O conhecimento, nesse contexto, seria ferramenta para que a cidade pudesse ser reinventada com base em um projeto de futuro "desejável".
A íntegra.