sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os "ônibus de luxo" de BH às vésperas da eleição

Em mais uma manifestação de incompetência e oportunismo, o prefeito candidato à reeleição inaugura, às vésperas da eleição, com atraso de nove meses, os "ônibus de luxo" de Belo Horizonte, que não admitem gratuidade para idosos, estudantes e outros usuários e têm tarifas mais caras. Lacerda, que balança a bandeira do planejamento, não tem a menor ideia do que seja isso: durante seu mandato inaugurou corredores de ônibus, depois de alguns meses mudou de ideia e quebrou tudo para construir o BRT, a "nova" solução para o trânsito. Agora, põe mais linhas circulando nas ruas e avenidas já entupidades, para cortejar a parcela "de alto poder aquisitivo" da população. E obviamente contemplar seus amigos donos de empresas. É difícil acreditar que num passe de mágica os motoristas vão trocar seus carros por ônibus que passam de vinte em vinte minutos, podem vir lotados e não parar.
Embora se autodenomine "popular" e "progressista", o PPS sai em defesa da iniciativa, demonstrando a costumeira aparente ingenuidade com que defende todas as iniciativas dos governos demotucanos, como se vê abaixo. Desde que trocou de nome, o PCB, o partidão, abraçou o neoliberalismo e tornou-se um apêndice da direita demotucana -- costuma ser mais realista que o rei, quando está no governo, e mais raivoso do que o rei, quando está na oposição, sempre oposição ao PT.

Do blog da deputada Luzia Ferreira. 
Ônibus de "luxo" começam a circular em Belo Horizonte
Começaram a circular hoje (17/9), em Belo Horizonte, duas linhas de ônibus "de luxo". Os veículos têm ar-condicionado, acesso a internet sem fio, televisão, poltronas estofadas, maleiros junto ao teto, vidros escuros, sistema de som, leiaute personalizado e acessibilidade para deficientes físicos.
Para a deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) o serviço diferenciado é um passo importante estimular um público diferenciado ao uso transporte público. "O transporte coletivo com melhor padrão de conforto pode atrair um público que atualmente opta pelo carro próprio e táxi. A nova opção vai fazer com que as pessoas economizem em estacionamento, talões de rotativo e tempo no trânsito", afirma a deputada.

Do Hoje em Dia  
Ônibus de ‘luxo’ começam a circular em Belo Horizonte  
Danilo Emerich   
Após nove meses de atraso, começam a circular em Belo Horizonte, a partir da próxima segunda-feira (17/9), duas linhas de ônibus "de luxo". As novas linhas terão 13 veículos ao todo, e o intervalo entre as viagens será de 20 minutos.
"O objetivo é fazer as pessoas de alto poder aquisitivo usarem o transporte público", explica o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Daniel Marx.
A capacidade dos coletivos é de 43 pessoas sentadas e seis em pé. Não haverá gratuidade no serviço, com exceção de crianças até 5 anos. Além disso, não existirá cobradores. A tarifa será paga ao motorista.
A vantagem de poder viajar sentado, no entanto, pode esbarrar na demora por um veículo com vagas. Segundo Daniel Marx, caso supere a lotação, os veículos mostrarão um aviso e não pararão nos pontos de embarque e desembarque. A expectativa é que o veículo inicie as operações com 60% da capacidade.
Marx justificou o atraso na estreia do ônibus executivo, prometida para dia 12 de dezembro, por causa de ajustes técnicos nos veículos.
A íntegra.