segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lacerda proibe também a Serra do Curral

Depois de proibir o uso da Praça da Estação, vender imóveis municipais, reservas florestais e até ruas, o prefeito Lacerda cerca a Serra do Curral. Um passeio que muitos belo-horizontinos gostam de fazer, subir a serra para admirar a paisagem, agora só com autorização, guia e pagando. O acesso à Serra foi fechado por grade; guardas ameaçam quem tenta entrar. E pensar que esse prefeito nem mora em Belo Horizonte! Se morasse e conhecesse a cidade, talvez estimulasse a escalada da Serra, como forma do morador conhecer e admirar mais sua terra. O projeto neoliberal de Lacerda para BH é bem claro: espaço público é fonte de renda.

Do blog do Movimenta BH. 
Com que direito nos tomam a liberdade?
Anderson Pinheiro Gostaria de compartilhar com vocês minha indignação frente à privatização de um dos maiores ícones naturais de Belo Horizonte: a Serra do Curral. Frequento a Serra desde 2008 e sempre passei bons momentos do alto desta morro, além de alguns perigos que me proporcionaram altas doses de adrenalina. Um lugar extremamente bonito, nos dá uma bela visão de toda a cidade e também da cidade de Nova Lima, além de ser muito tranquilo, com perigos mínimos e sem animais selvagens; nem mesmo insetos habitam tal local. Dessarte, tal ponto sempre foi um bom lugar para escalar aventurando-se por rotas alternativas e fazer uma parada para o lanche quando se chega ao pico.
Acontece que hoje, após muito tempo sem ir à Serra, combinei com alguns amigos e nos dirigimos até lá. Chegando ao local, verificamos que a parte pela qual subíamos não estava mais aberta e, em seu lugar havia sido construída uma guarnição de segurança e cercada com uma grade de 2m de altura. Indignados, fomos até o segurança e perguntamos do que se tratava. Ele nos informou que agora o Parque Serra do Curral é fechado para trilhas, e estas só podem ser feitas com guias, além de ter de se fazer prévio cadastro no saite e, pasmem, fazer o pagamento de uma taxa de R$ 15!
A íntegra.