segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Avaaz anuncia o novo jornalismo

Jornais feitos pelos próprios usuários e jornalistas, sem empresas capitalistas nem anunciantes que censuram os conteúdos. O novo jornalismo que a internet possibilita já vem sendo ensaiado de inúmeras formas, mas este é o primeiro grande projeto formatado de que tenho conhecimento.

Da Avaaz.
Caros amigos,
Imagine se existisse um saite que pudéssemos abrir logo de manhã, tomando nosso café, que nos fizesse sentir como se visitássemos uma praça da aldeia global -- um espaço com reportagens confiáveis, análises perspicazes e narrativas inspiradoras e oferecesse, pela primeira vez, soluções para problemas e uma opção para mobilizar as pessoas sobre questões que são importantes para todos!Mas imagine se 16 milhões de nós estivéssemos por trás desse portal de notícias de ponta -- é um número maior que a circulação de jornais como Washington Post ou o New York Times! Uma meta ambiciosa, mas já passamos alguns meses modelando o conceito e recrutando uma equipe inicial de jornalistas de alta qualidade, e o Daily Briefing da Avaaz está quase pronto para ser lançado.
A velha mídia está comprometida com os donos das grandes empresas privadas e anunciantes, e suas notícias são geralmente cínicas e desmobilizadoras. O Daily Briefing será nosso e estará sobre nosso controle -- uma mídia feita por pessoas para um mundo melhor. Se apenas 20.000 de nós fizermos pequenas doações hoje, podemos colocar o projeto em prática e contratar os melhores editores, redatores, gênios da infografia e desenvolvedores. Clique para ajudar a Avaaz se tornar a mídia: https://secure.avaaz.org/po/avaaz_becomes_the_media_po/?bMNdFab&v=18298