segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PT venceu eleição na terra de Aécio

O senador não está com essa bola toda. Na sua certidão de nascimento, ao que se diz, consta Belo Horizonte, mas todo mudo sabe que esta capital é a cidade onde ele passou menos tempo na vida (Brasília vem em segundo lugar). Sua cidade natal política é São João del-Rei, terra do avô Tancredo, e a cidade do coração é o Rio de Janeiro. Aécio ganhou em BH, com o cavalo de troia Lacerda, mas perdeu em São João e no Rio. E em várias cidades da sua região.

Do BHaz.
Prefeitos apoiados por Aécio Neves são derrotados na região do Campos das Vertentes
O candidato do senador Aécio Neves (PSDB) perdeu a disputa eleitoral em São João del-Rei, onde o avô dele, Tancredo Neves, iniciou a carreira política. A derrota do possível presidenciável tucano é mais expressiva considerando outras 16 cidades da região do Campo das Vertentes influenciadas pelo resultado no município.
O PSDB elegeu apenas três prefeitos na região, nos municípios de Conceição da Barra de Minas, Ibertioga e Barbacena, onde o vencedor na disputa eleitoral, Toninho Andrada, recuperou o poder municipal que estava nas mãos de uma família rival na política, os Bias Fortes. O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) não dependeu do apoio de Aécio para garantir a vitória.
A principal derrota de Aécio na região realmente foi em São João del-Rei. O vencedor da disputa foi Professor Helvécio (PT). O atual prefeito, Nivaldo Andrade (PMDB), recebeu o apoio dos tucanos, mas não conseguiu ser reeleito.
Além de perder em casa, o senador viu seus aliados serem derrotados em 10 cidades, das 16 influenciadas por São João del-Rei. O PT também venceu em Ritápolis e Santa Cruz de Minas.
Quem derrotou aliados do senador:
São João del-Rei -- Professor Helvécio (PT)
Ritápolis -- Marcos da Totota (PT)
Santa Cruz de Minas -- Sinara do Tião (PT)
Tiradentes -- Ralph (PV)
São Tiago -- Irimar Mendes (PMDB)
Nazareno -- João Santero (PDT)
Carrancas -- Zé do Mercado (PMDB)
Lagoa Dourada -- Antônio Mangá (PMDB)
Prados Liu -- (PMDB)
Resende Costa -- Aurélio Suenes (PRTB)
A íntegra.