sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo Anastasia proíbe eleição do sindicato dos professores

 
Quando a gente pensa que já viu tudo, os tucanos se superam. A secretária Gazola proibiu o uso de escolas públicas para realização das eleições do Sind-UTE, como sempre aconteceu. Não investir em educação não basta, não pagar aos professores o piso salarial determinado por lei também não basta. Agora o governo que gasta muito em propaganda para dizer que a educação em Minas é uma maravilha tenta impedir que os professores elejam a diretoria do seu sindicato.

Do saite do Sind-UTE.
Nota de esclarecimento
Diante da divulgação do Ofício 003881/12 do Gabinete da Secretária de Educação, proibindo a realização das eleições do Sind-UTE MG nas escolas estaduais, a direção estadual presta esclarecimentos e faz as orientações abaixo:
1) A direção, através da mediação da Assembleia Legislativa, tentou dialogar com a SEE para que a proibição fosse revista. No entanto, a SEE optou por não dialogar e manter a proibição.
2) Em toda a história do nosso sindicato, mesmo nos períodos de maior conflito com o governo estadual, jamais ocorreu interferência nas eleições da entidade.  Sempre houve respeito ao nosso processo eleitoral.
3) A Secretária de Estado da Educação não conhece a realidade das escolas estaduais porque se conhecesse saberia que a eleição do sindicato nunca causou qualquer tumulto ou intranquilidade ao ambiente escolar como ela alega.
4) Os prazos e regras eleitorais são determinados pelo estatuto da entidade que é registrado no Cartório. Por isso, não haverá qualquer mudança na data de eleição.
5) Onde o sindicato for proibido de entrar, orientamos que seja montada uma “banca” na porta da escola para colher o voto, mesmo que a mesma tenha que ser montada no passeio ou na rua e esse fato deverá ser noticiado à imprensa local. O que não pode ocorrer é a categoria ser impedida de votar para a direção do seu sindicato.
A íntegra.