sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A queda do meteorito na Rússia

2012 não acabou: papa renunciou, meteorito cai ferindo gente...

Do Último Segundo. 
Entenda por que o meteorito causou tantos estragos na Rússia
Especialistas explicam os motivos que levaram ao grande número de feridos e a relação do evento com o asteroide que vai passar a 27 mil quilômetros da Terra nesta sexta

Um meteorito caiu no céu da Rússia nesta sexta-feira (15/2/13), causando uma onda de choque que quebrou janelas e feriu centenas de pessoas na região dos Montes Urais. Em Chelyabinsk, cerca de 1,5 mil km a leste de Moscou, a maior cidade afetada da região, houve pânico, pois as pessoas não sabiam o que estava acontecendo. Veja abaixo por que a rocha incandescente caiu no céu e entenda o motivo de tantos estragos e feridos.
Veja o vídeo do momento em que meteorito atravessa o céu da Rússia
Veja também: Asteroide vai passar a 27 mil quilômetros da Terra nesta sexta
Fragmentos de meteorito são encontrados no deserto do Saara

- Qual a diferença entre meteoros e meteoritos?
- Meteoros são pedaços de rochas do espaço, normalmente provenientes de grandes cometas ou asteroides e que entram na atmosfera terrestre. Muitos são incandescentes por causa do calor da atmosfera. São raros os que suportam o choque ao entrar na atmosfera terrestre e se chocam com a crosta terrestre, estes são chamados de meteorito. Os meteoritos sempre atingem o solo com muita velocidade, mais de 30.000 quilômetros por hora, de acordo com a agência espacial europeia. Eles também liberam uma grande quantidade de energia.
A íntegra.