sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os padres pedófilos dos EUA

A notícia é do El País, jornal espanhol que divulgou foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entubado, mas foi dada também pela AFP, não deve ser inventada. A lista dos padres pedófilos foi publicada pelo arcebispo atendendo a determinação da justiça. Em xeque mais uma vez a autoridade moral da igreja para dizer às pessoas -- inclusive àquelas que não são católicas -- o que devem ou não fazer.

Da Rede Brasil Atual 
EUA: arcebispo de Los Angeles revela abusos de 100 padres pedófilos 
Arquivos foram publicados ontem na página do Arcebispado na internet; divulgação faz parte de acordo com as vítimas
O arcebispo de Los Angeles, nos Estados Unidos, divulgou ontem (31/1/13) uma série de documentos sobre 100 sacerdotes da Igreja Católica que abusaram sexualmente de crianças enquanto exerciam suas funções paroquiais na arquidiocese californiana, diz o jornal espanhol El País. José Gómez também destituiu seu antecessor no cargo, o cardeal aposentado Roger Mahony, por não ter conseguido "proteger completamente" os menores confiados a seus cuidados. O religioso não poderá mais assumir qualquer tipo de responsabilidade administrativa ou pública dentro da igreja.
A revelação dos documentos sobre os religiosos faz parte de um acordo firmado em 2007 entre a Arquidiocese de Los Angeles e a Associação de Sobreviventes dos Abusos dos Padres (Snap, na sigla em inglês). Na época, a igreja aceitou pagar indenizações de US$ 660 milhões – cerca de R$ 300 milhões – a aproximadamente 500 vítimas. Os documentos que agora vêm à luz contêm mais de 12 mil páginas de cartas e memórias. Tudo está disponível na página do Arcebispado de Los Angeles na internet.
A íntegra.