terça-feira, 12 de março de 2013

Caros Amigos demite como grande imprensa

A revista que se entitula "a primeira à esquerda" paga mal, deve e demite grevistas. Nada contra demitir, se não tem mais confiança na equipe, mas a equipe pode confiar numa empresa que corta o salário pela metade? A respeito das questões trabalhistas complicadas que envolvem pequenas publicações e empresas de comunicação, leia-se aqui um bom artigo do Leonardo Sakamoto. E aqui matéria do blog Escrevinhador sobre a crise das pequenas publicações sem publicidade. Enquanto isso, o governo federal sustenta a "grande" imprensa

Do Brasil de Fato.  
Revista Caros Amigos demite equipe de redação em greve 
Por Michelle Amaral
A jornalista Gabriela Moncau afirma que os integrantes da redação foram convocados por Nabuco através de um e-mail, no domingo (10/3/13), para a reunião desta segunda. "A gente tinha a perspectiva de que fosse uma reunião para conversar sobre a situação da revista, mas não foi isso que aconteceu, ele demitiu a todos", conta.
A paralisação foi iniciada após o anúncio de um corte de 50% na folha de pagamento da redação, que passaria de R$ 32 mil para R$ 16 mil. Segundo a jornalista, o anúncio foi uma surpresa para todos da equipe. "Foi um comunicado, não foi um convite à conversa para falar sobre a situação financeira da revista e ver como coletivamente a gente podia resolver essa situação", afirma.
Conforme Gabriela, a decisão pela greve foi tomada devido à falta de diálogo da administração com os trabalhadores após o anúncio do corte na folha de pagamento. "A gente achou que a greve era a única forma de pressionarmos para uma conversa para evitar que boa parte da revista fosse demitida sumariamente", explica.
De acordo com nota divulgada pelos jornalistas, o diretor-geral justificou o corte na folha de pagamento "devido ao pagamento de dívidas fiscais acumuladas desde o ano 2000 e ao déficit operacional entre receitas da editora e custos fixos, incluindo os nossos (baixos) salários".
A íntegra.
Resposta do diretor aqui.