terça-feira, 12 de março de 2013

Paulo Bernardo, o ministro das teles 2

Ele é contra a democratização do acesso à internet e adota medidas que beneficiam as teles. É o petista das teles.

Da Rede Brasil Atual.
Idec critica desoneração de impostos para o setor de telecomunicações
Para o órgão de defesa do consumidor, proposta do Ministério das Comunicações transfere recursos públicos para iniciativa privada mas não garante redução de preços e melhoria na qualidade do serviço prestado
Por Cida de Oliveira 
São Paulo – A desoneração de impostos para estimular a expansão das telecomunicações no país, anunciada hoje (12/3/13) pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, foi criticada por setores ligados à defesa do consumidor. Para a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, o poder público deveria ser mais duro quanto à exigência de investimentos, ampliação da cobertura e melhoria da qualidade do serviço prestado pelas empresas do setor. E não conceder incentivos fiscais, como a isenção de PIS/Pasep, Cofins e IPI para aquelas que apresentarem projetos de expansão.
"Para não criar conflitos com os interesses desses grupos, o governo optou por transferir R$ 6 bilhões de recursos públicos para a iniciativa privada, o que é uma abordagem inadequada", disse a advogada.Em vez disso, segundo ela, o governo deveria exigir melhorias na rede e ampliação da cobertura, chegando a todas as localidades, e não apenas àquelas que proporcionam maior retorno e lucratividade, além de punir empresas que não dão ao serviço que prestam a devida importância.
Segundo pesquisa divulgada hoje pela Fundação Procon de São Paulo, quatro operadoras de telefonia fixa e celular (Claro, Vivo, Oi e TIM estão entre as 11 empresas mais reclamadas no órgão em 2012. Essas mesmas empresas estão entre as cinco com mais reclamação da área de serviços essenciais. E no ranking das mais reclamadas que não chegaram a prestar nenhum tipo de atendimento ao consumidor reclamante estão a Oi, Claro e Vivo.
A íntegra.