terça-feira, 16 de abril de 2013

Lula agora é mineiro

Tem senador que nasceu em BH, se elege com votos dos mineiros, mas gosta mesmo é do Rio. E tem Lula, que conhece Minas Gerais como poucos. A greve dos pedreiros de 1979 faz parte da história da capital, quem a presenciou não esquece. Lula já era mineiro, agora o é também formalmente.
Em tempo: esta notícia nos possibilita uma aula de jornalismo comparado: basta ler o texto abaixo, produzido certamente por jornalistas experientes que trocaram a "grande" imprensa pelo serviço público, e outro, feito pelo G1, que repete o baixo padrão informativo do noticiário atual.

Do saite da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Ex-presidente Lula é cidadão honorário de Minas Gerais 
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira (15/4/13), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o título de cidadão honorário do Estado. A homenagem foi realizada em Reunião Especial, por solicitação do deputado Rogério Correia (PT), que assim como outros deputados estaduais participou da cerimônia. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), comandou os trabalhos e, em seu pronunciamento, lembrou o papel histórico desempenhado por Lula neste momento de intensa transformação do País.
O Plenário recebeu aproximadamente 350 pessoas para a homenagem, enquanto outras 300 acompanharam a solenidade das galerias.Primeiro a discursar, Rogério Correia, autor do requerimento para a homenagem, concedida ainda em 2011 mas só agora formalizada, classificou Lula como "eterno presidente da República". Ele lembrou os principais momentos da trajetória pessoal e política de Lula, destacando a importância da homenagem. "Minas Gerais reconhece agora o papel histórico desse brasileiro. Com esse título de cidadão honorário, ele se torna representante de todo o povo mineiro", afirmou.
O diploma de cidadão honorário de Minas Gerais foi entregue a Lula por Dinis Pinheiro e Rogério Correia. Sorrindo bastante, Lula ergueu a placa para o público, arrancando uma salva de palmas. Depois, foi a vez do ex-presidente discursar. Lula começou seu pronunciamento lembrando sua passagem por Minas Gerais, em julho de 1979, para apoiar a paralisação dos trabalhadores da construção civil, movimento que ficou nacionalmente conhecido como a "Greve dos Pedreiros".
Sempre com referências ao futebol, como fazia quando era presidente, Lula lembrou que os trabalhadores realizavam suas assembleias no antigo estádio do Atlético, perto da Assembleia, onde hoje é um shopping. A mobilização foi duramente reprimida, resultando na morte de um trabalhador de 24 anos, e representou, segundo Lula, uma virada histórica na mobilização dos trabalhadores, que começou em Minas.
"Se tenho tanto carinho e respeito por Minas é porque os mineiros têm muito carinho e respeito por mim. Entre nós, desde aquela época, criou-se uma profunda identidade, formada no mesmo compromisso de vida com a dignidade e a justiça. Não existe uma única região de Minas que eu não conheça profundamente e admire", afirmou.
Antes do início da solenidade, cerca de 600 pessoas se aglomeraram fora da ALMG -- entre integrantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, admiradores do ex-presidente ou simplesmente curiosos -- para recepcionar Lula, que chegou à sede do Legislativo estadual pelo Hall das Bandeiras. Acenando para a multidão, o homenageado seguiu por um tapete vermelho até o Salão Nobre, onde se encontrou com autoridades.
A íntegra.