segunda-feira, 20 de maio de 2013

Joaquim Barbosa, o probo, e a farra de mordomias no Supremo

Aquele dos discursos moralistas do processo do "mensalão", enquanto estava de licença médica passeava às custas do erário público. E não foi uma vez nem duas, foram 19 vezes. E ainda tentou burlar a lei, sonegando informações. Ele, o presidente do tribunal supremo, não dá a menor pelota para a lei. Como, aliás, o julgamento demonstrou, pois não leu os autos e condenou inocentes. Barbosão é pura fachada. Só não sabia disso quem não queria. E as mulheres dos ministros do Supremo também passeiam de graça. E as férias dos marajás do judiciário ao exterior também são custeadas com o dinheiro dos nossos impostos. Deviam estar presos e estão julgando criminosos.

Do Estado de S. Paulo.
Barbosa usou passagens do STF quando estava de licença médica 
Dados obtidos através da Lei de Acesso mostram que presidente viajou 19 vezes em períodos nos quais estava afastado 

Por Eduardo Bresciani, Mariângela Galucci, Felipe Recondo 
Brasília -- O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, utilizou passagens aéreas pagas pela Corte em períodos nos quais estava licenciado do tribunal. Barbosa fez 19 viagens para quatro cidades nos anos de 2009 e 2010 em datas nas quais estava afastado de seus trabalhos na Corte.
O Estado solicitou dados sobre as passagens emitidas para os ministros em janeiro deste ano, com base na Lei de Acesso à Informação. A resposta enviada pela Corte omitiu as viagens de Barbosa, apesar de listar as realizadas por outros magistrados. Somente neste mês de maio o tribunal publicou na internet dados sobre as passagens usadas pelo ministro.
Barbosa tirou licenças médicas em 2009 e 2010 em razão de problemas de saúde. Ele sofre de dores crônicas na coluna e se submete a diversos tratamentos. As seguidas licenças de Barbosa mereceram críticas reservadas de colegas à época, a ponto de o então presidente da Corte, Cezar Peluso, cogitar a possibilidade de pedir uma perícia médica. Essa intenção de Peluso foi uma das razões para o embate entre ambos em declarações à imprensa no fim de 2011.
A íntegra. 

Supremo paga voos para mulheres de ministros e viagens no período de férias 
STF gastou R$ 903 mil com passagens para esposas e deslocamentos de magistrados na época de recesso 

Por Eduardo Bresciani e Mariângela Gallucci
Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) reproduz hábitos que costumam ser questionados em outros poderes sobre o uso de recursos públicos para despesas com passagens aéreas. Levantamento feito pelo Estado com base em dados oficiais publicados no saite da Corte, conforme determina a Lei de Acesso à Informação, mostra que ministros usaram estes recursos, no período entre 2009 e 2012, para realizar voos internacionais com suas mulheres, viagens durante o período de férias no Judiciário, chamado de recesso forense, e de retorno para seus Estados de origem.
A íntegra.