terça-feira, 18 de junho de 2013

A redução das tarifas depois dos protestos

O dinheiro para manter o sistema sempre sai de algum lugar, ou do bolso dos usuários (sem protestos) ou do lucro dos empresários concessionários.

Da Agência Brasil
Após manifestações, Pelotas e Cuiabá anunciam redução nas tarifas de ônibus
Yara Aquin
Brasília – Após as manifestações pelo país que começaram com a reivindicação de redução de tarifas de transporte coletivo, as prefeituras de Pelotas (RS) e Cuiabá (MT) anunciaram valores menores para a passagem a partir da meia-noite de amanhã (19). Em Porto Alegre, que ontem (17) também foi palco de manifestações, o prefeito José Fortunati (PDT) encaminhou projeto à Câmara Municipal para reduzir o preço da passagem.
Em Pelotas, haverá redução de R$ 0,15 e o novo valor será R$ 2,60. A redução ocorreu por meio de decreto assinado pelo prefeito, Eduardo Leite (PSDB). De acordo com informações da prefeitura, a redução foi possível devido à Medida Provisória (MP) 617, de 31 de maio de 2013, do governo federal, que zera o PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre a receita da prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros.
A íntegra.

Da Carta Capital.
Porto Alegre, Recife, João Pessoa e Cuiabá reduzem tarifas de ônibus
Depois de protestos terem levado, na segunda-feira 17, mais de 230 mil pessoas às ruas contra o aumento das passagens de ônibus em diversas cidades do Brasil, quatro capitais anunciaram reduções em seus preços do transporte público.
Nesta terça-feira 18, Porto Alegre, Pernambuco e João Pessoa informaram que realizarão cortes nos preços das tarifas. Cuiabá anunciou na segunda-feira a redução.
A íntegra.