domingo, 16 de junho de 2013

Entrevista exclusiva com o prefeito Haddad

A nova geração do PT do capital em âmbito municipal, na maior cidade do País. Seus argumentos são contestados pela esquerda do seu próprio partido, o PT dos trabalhadores. Observe no raciocínio do prefeito: ele não cogita em tirar do lucro das empresas, só do bolso dos usuários de ônibus e metrô, o que evidencia que interesses ele representa. Mas ele tem um sorriso simpático. O prefeito, que diz não entender o Movimento Passe Livre, pode dar uma olhada nos cartazes da manifestação hoje, em Berlim, talvez o ajudem a compreender. Também pode ler as análises sempre sensatas do Sakamoto e da Raquel Rolnik. E se quiser realmente saber como fazer a tarifa zero, pode ler aqui. E, ainda, se estiver lhe faltando assessoria política, pode ler aqui ou aqui. Mas se o caso é de assessoria econômica e gráficos para entender a realidade, pode ler aqui.
O som da entrevista é baixo (melhora com fones de ouvido), mas o que vale é a novidade do jornal GGN.
Embora Nassif, é preciso que se diga, funcione como jornalismo chapa branca: enquanto a velha imprensa bate, ele dá voz ao prefeito sem voz.
Não aperta o prefeito -- por exemplo, checando o aumento das tarifas acima da inflação desde 1994.
O prefeito diz que o sistema custa R$ 6 bilhões por ano e pergunta "como vamos financiá-lo?".
A resposta óbvia, que Nassif não faz, é: Como é financiada a construção dos estádios da copa? Como é financiado o agronegócio? Como são financiadas as empresas que se instalam no País? Como são financiadas todas as obras feitas pelo capital? Com dinheiro público!
Por que o Estado não pode subsidiar o transporte do trabalhador como subsidia os investimentos do capital?
Nassif não pergunta sequer quanto é a remuneração do capital no sistema. Qual a porcentagem de lucro das empresas privadas concessionárias? Qual é o volume de dinheiro que vai para o bolso dos empresário desse total de R$ 6 bilhões? Será que o prefeito saberia responder? Não seria bom o leitor saber? Não seria bom o usuário do transporte coletivo saber? Esta não é uma informação que o cidadão tem direito de ter?
Os governos petistas fazem uma escolha, como qualquer governo, e escolhem financiar o capital e cobrar a conta dos trabalhadores.
Nenhuma palavra também, nem do entrevistado nem do entrevistador, sobre a incompetência da polícia militar para lidar com manifestações populares legítimas, mas tem palavras veladas de censura aos manifestantes: "respeitando o Estado democrático de direito, não pode tudo".
Mas não é mesmo de se esperar do Nassif um posicionamento assim; ele não tem esse perfil de expressar pontos de vista populares, mas expressa um importante ponto de vista de uma classe média que não caminhou para o protofascismo, como aconteceu com os tucanos e seus eleitores.

Do Portal GGN.