domingo, 16 de junho de 2013

Globo censura, Uol protesta

É a política do governo petista em andamento, com seus ganhos e suas perdas.
Aliado da fifa, que é aliada da Globo, Dilma foi poupada da divulgação da vaia que recebeu no Mané Garrincha, juntamente com Blatter -- que não foi capaz de falar meia dúzia de palavras em português e discursou em espanhol. (Aliás, competência não é o forte da fifa, que exige competência dos brasileiros: provocou filas quilométricas de torcedores, porque não foi capaz de distribuir os ingressos vendidos para o jogo de ontem.)
PT não quer confronto com a velha imprensa, por isso não faz a lei -- urgente e imprescindível, conforme palavras de Franklin Martins, ex-ministro de imprensa de Lula -- de democratização dos meios de comunicação.
Uol/Folha se sente traído pela Globo, já que a velha imprensa é o "partido da oposição".
Aqui uma boa análise da vaia de ontem, que evidencia as contradições petistas: os estádios reformados para as copas da fifa expulsam o povo, que não pode pagar fortunas pelos ingressos, e se tornam diversão da classe média endinheirada e reacionária, que lê veja e odeia Lula e Dilma.

Do Uol.
Globo não inclui vaia a Dilma e Blatter em vídeo à imprensa
A TV Globo não incluiu a vaia à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, entre os momentos mais relevantes de Brasil x Japão em compacto distribuído aos veículos de comunicação que fizeram a cobertura jornalística da Copa das Confederações neste sábado.
Por isso, o UOL e os demais veículos independentes da Fifa, viram cerceado seu direito de informar ao não poderem exibir a sequência em que Blatter e Dilma foram fortemente vaiados quando discursavam no estádio Mané Garrincha, em Brasília, para a abertura da Copa das Confederações.
Em todas as outras competições realizadas no país, a Lei Pelé permite que os veículos de comunicação escolham, a seu critério, os flagrantes que mereçam ser exibidos, desde que dentro de um limite de até 3% da duração total do evento.
A íntegra.