domingo, 21 de julho de 2013

A 65ª Reunião Anual da SBPC em Recife

Durante a ditadura, a reunião anual da SBPC era um grande e fecundo encontro político de estudantes, protegidos pelo manto da ciência, que também participava ativamente das discussões mais importantes sobre o País. Com a liberdade de reunião e manifestação vigentes desde a Constituição de 1988, ela não tem mais essa importância política, mas em momentos decisivos como o atual é um excelente fórum de debates sobre os caminhos do Brasil.

Da Agência Brasil
Reunião da SBPC começa hoje com mais de 250 atividades 
Heloisa Cristaldo
Brasília – Começa hoje (21/7/13), no Recife, a 65º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema central Ciência para o Novo Brasil, o encontro tem o objetivo de popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. A sessão de abertura está marcada para as 19h na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ocorrerá todo o evento. Na manhã desta segunda-feira (22), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp, participa da conferência Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Trajetória Recente e Desafios.
O encontro vai até a próxima sexta-feira (26) e terá 266 atividades, com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e gestores da área de ciência e tecnologia. A reunião contará com 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.
Entre os participantes da reunião estará o pesquisador alemão Ulrich Glasmacher, da Universidade de Heidelberg. Ele fará uma conferência sobre mudanças climáticas na terça-feira (23). A programação completa da reunião está na página da SBPC.
A reunião da SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.A íntegra.