segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Imigrantes a favor do Mais Médicos

Da Adital.  
Fórum Social pelos Direitos dos Migrantes defende vinda de médicos estrangeiros
O Fórum Social pelos Direitos Humanos e Integração dos Migrantes no Brasil, coletivo composto por mais de 30 organizações entre associações de imigrantes, centrais sindicais, grupos culturais e centros de defesa dos direitos dos imigrantes, está divulgando uma Carta em apoio ao ingresso de médicos de outros países para atuarem no Brasil.
No documento, conforme informações do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, o Fórum critica a posição de entidades corporativas como Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Nacional de Médicos Residentes (Anmr), Federação Nacional dos Médicos e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) que vem se mobilizando contra a medida do governo federal.
Segundo a carta, não procedem as críticas de que os médicos estrangeiros causariam uma concorrência desleal, roubando as vagas dos médicos brasileiros – até porque, prioritariamente, as vagas serão oferecidas a esses últimos. A avaliação é de que nesse medo reside a primeira das faces da xenofobia – conscientemente ou não – nas mobilizações contra a vinda de estrangeiros: a ideia de que "eles" vêm para roubar "nossos" empregos. Ideia semelhante à de países que historicamente recebem grande fluxos migratórios e que usam os imigrantes como bodes expiatórios de suas crises.
"Tal posição é frequentemente criticada por países em desenvolvimento, não se excluindo o povo brasileiro, que gaba-se do mito de sua suposta hospitalidade exemplar."
A íntegra.