terça-feira, 29 de outubro de 2013

Privatizações e inflação

Em vez de promover a concorrência e a queda de preços, conforme o discurso neoliberal, as privatizações fizeram os preços disparar.

Do Jornalismo B
Serviços privatizados têm aumento superior à inflação entre 1995 e 2013
Alexandre Haubrich

Em uma de suas mais cínicas contradições, os veículos de comunicação ligados aos conglomerados midiáticos insistem na tese da "imparcialidade" e da "neutralidade" ao mesmo tempo em que defendem diariamente um ideário liberal bem claro, do qual faz parte a assim chamada "liberdade de mercado". Se apresenta absolutamente esquizofrênica a junção dessas duas práticas discursivas – a "imparcialidade" e a defesa do "livre mercado". Dessa última, faz parte reportagem do jornal Zero Hora que, nesta segunda-feira, tratou do tema do crescimento no preço dos serviços entre 1995 e 2013, consideravelmente maior do que o crescimento da inflação.
A chamada para a matéria está na capa, na manchete: "Em 18 anos de real, serviços sobem até o triplo da inflação". A linha de apoio já informa que "Contas que pesam no orçamento doméstico, como água, luz, telefone, transporte público e planos de saúde, tiveram reajuste de 474%, em média, diante dos 261% do IPCA". A matéria explica que há controle de preços sobre estes serviços, mas que nem isso segurou o aumento de suas tarifas.
A íntegra.