segunda-feira, 17 de março de 2014

Lucélia de ônibus

Palmas para ela.
Só mesmo no Brasil de Globo, Veja, Folha e tucanos andar de ônibus é notícia.

Do Diário do Centro do Mundo.
A foto de Lucélia Santos no ônibus e a ojeriza patética ao transporte público no Brasil

"O Brasil é o único país que conheço em que andar de ônibus é politicamente incorreto! Vai entender…"
Lucélia Santos merecia uma estátua. A atriz foi fotografada num coletivo no Rio de Janeiro. O fã postou a foto numa rede social. Ela começou a circular loucamente, junto com especulações acerca da carreira da atriz.
Lucélia estaria pobre, desempregada, passando fome, drogada, bebendo demais, morando de favor, enfim, numa draga — só isso explica uma pessoa famosa, ou ex-famosa, pegar um ônibus, que é claramente coisa de pobre.
Ela respondeu à falsa polêmica com uma série de frases em sua conta no Twitter:
"Isso porque os ônibus aqui e transportes coletivos, de um modo geral, são precários e ordinários, o que mostra total desrespeito à população!"
"Em qualquer país civilizado, educado e organizado, é o contrário. As pessoas dão prioridade a transportes coletivos para proteger o meio ambiente."
"Os governos deveriam investir em transportes decentes para a população, com conforto e dignidade, e depois pretender fazer discursos."
"A imprensa deveria usar sua inteligência para divulgar campanhas para os transportes públicos coletivos de primeira grandeza."
"Terminando: o Brasil deveria ler mais, se instruir mais, desejar mais e sair da burrice de consumo idiota e descartável que lhe dá carros!"
Não disse uma bobagem. Uma. A reação à imagem de Lucélia veio, principalmente, dos milhares de jecas que se locupletam no transporte público quando viajam para o exterior e, de volta ao Brasil, não compram cigarro na padaria sem pegar o carro.
A íntegra.
Lucélia Santos no bumba