sexta-feira, 30 de maio de 2014

Falta d'água em BH, mineração e Parque do Gandarela

Outro exemplo de como preparamos catástrofes com o "desenvolvimento": a mineração ameaça a Serra do Gandarela e com ela, além da mata e de inúmeras espécies animais, nascentes que abastecem Belo Horizonte.
A Vale privatizada pelo governo tucano FHC não está nem aí para o Brasil, para os brasileiros, para a natureza e as populações dos locais onde atua, quer só fazer buraco, exportar cada vez mais e ganhar muito dinheiro. É o progresso, o desenvolvimento. Para quem, é a questão.
E como desenvolvimento é uma palavra sagrada para o governo petista, a mineração é considerada prioritária.
No presente, a mineração, no futuro, a falta d'água.
Em abril, o prefeito de Rio Acima, Antônio César Pires de Miranda Júnior, tombou a Serra, e com isso barrou os interesses da Vale, mas a multinacional faz pressão sobre a prefeitura e municípios vizinhos.

Do Águas do Gandarela.
Momento crucial para a Serra do Gandarela
Desde maio de 2012, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou as 6 consultas públicas (Caeté, Raposos, Santa Bárbara, Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte), estamos aguardando a criação do Parque Nacional e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Serra do Gandarela.
Segundo fontes de confiança em Brasília, o governo federal, ao que tudo indica, criará nos próximos dias um Parque Nacional da Serra do Gandarela completamente mutilado, de forma a atender os interesses da Vale e também desrespeitando toda a negociação acerca da criação da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável), adjacente ao Parque e pedida pelas comunidades.
Se você quer colaborar com a nossa campanha para impedir esse absurdo, entre na nossa corrente de protesto e envie esta semana e-mails para a Casa Civil da Presidência da República exigindo que a presidente Dilma atenda os reais interesses dos brasileiros e da nação -- e não os interesses da Vale!!!
Email: Casa Civil da Presidência da República.

Conheça mais sobre a importância da Serra do Gandarela clicando aqui.