segunda-feira, 14 de março de 2011

O terremoto no Japão e a internet

Impressionante como a comunicação eletrônica não foi interrompida pelo terremoto.

Do Comunique-se.
Terremoto no Japão. Como os japoneses usam as redes sociais em meio à tragédia?
Izabela Vasconcelos e Renan Justi
Pedir ajuda e dar alertas. Essas são as principais utilidades do Twitter neste momento no Japão, país atingido pelo terremoto que já causou mais de 300 mortes na costa nordeste, nesta sexta-feira (11/3). Os internautas japoneses espalham informações sobre pessoas presas em edifícios à espera de resgate, outros dão conselhos de como agir durante terremotos e tsunamis, para garantir a segurança. Já no Facebook, os internautas falam dos momentos de tensão que estão vivendo, outros publicam vídeos no YouTube que mostram os tremores. A palavra 津波 (tsunami em japonês) aparece diversas vezes nas mensagens dos japoneses no microblog. Veja alguns relatos:
Pedidos de ajuda:
@Karuhadawa RT @ Sim_I_Are : @ The_Bawdies Rtry Minha mãe e o diretor da instituição de crianças portadoras de deficiência, juntamente com uma dúzia de filhos que ainda estão no terceiro andar do Centro Comunitário. Se possível resgate do ar ...
@Aberandon RT @ Atsushi1992 : Pai .... Ajuda-me .... RT @ Kairindian : @ Bosai_Kesennuma Várias pessoas foram deixadas para trás no terceiro andar da clínica ortopédica Shida. Por favor, ajudem! Eu sou um amigo da família!
A íntegra.